Serviços de Qualidade

Cobrança Efetiva

Nos dias atuais, minimizar prejuízos significa maximizar lucros e resultados. Muitas empresas sofrem com a inadimplência, que drena seus recursos e sua competitividade, deixando de receber ativos que seriam possivelmente recebidos. Por esta razão, a França & França possui uma divisão voltada para esta finalidade, com uma equipe treinada e proativa, utilizando tecnologias para controle, otimizando o tempo de contato e negociação. Tudo isto com o intuito de recuperar os ativos dos clientes e de minimizar as possibilidades de inadimplência e prejuízo.

Business Process Outsourcing

BPO é a terceirização de um ou mais processos de negócio de uma organização que tem entre os principais objetivos a redução de custos, aumento de eficiência e controle das atividades, permitindo que a organização tenha foco em seu core business, ou seja, em seu negócio. Desta forma todas as energias são direcionadas para o aumento de sua produtividade e lucratividade.

Execução de atividades operacionais em:

Contas a receber: controle de cobrança de títulos (escritural e carteira), controle de cobrança de cheques em carteira, controle de pagamentos, controle de desconto financeiro por antecipação de pagamentos, cobrança efetiva de inadimplentes.

Contas a pagar e tesouraria: controle e movimentação de caixa, conciliações bancárias, pagamento eletrônico diário, controle de ordem de pagamento, controle de boletos manuais, monitoramento de pagamentos em aberto, controle de pagamentos rejeitados.

Contabilidade: controle de rateio contábil/orçamento, geração de lançamentos contábeis, conciliação manual de contas contábeis.

Contratos: manutenção e cadastro de contratos, conferência, pagamento de cláusulas contratuais e conciliações de abatimentos.

RH: processamento de admissão, rescisão, programação e cálculo de férias, programação para pagamento de 13º, salário e processamento de DIRF/informe de rendimentos, alteração dados cadastrais, controle de período de experiência, processamento de afastamento e retorno, processamento de ponto eletrônico, inclusão ou exclusão de benefícios.

Atendimento: central de atendimento para todas as áreas acima descritas ou para qualquer área em que a empresa tenha interesse.

Pesquisa de Mercado

É uma ferramenta muito importante para qualquer empresa, de qualquer porte, que queira minimizar suas possibilidades de erro. Saber o que oferecer para o mercado, de que forma, a que preço, em que local, etc., são algumas das vantagens de investir em uma pesquisa de mercado, bem como, ter a possibilidade de monitorar as ações da própria empresa e perceber quais caminhos serão mais interessantes para ela.

Normalmente, as pesquisas se dividem em duas categorias principais:

Quantitativas: as pesquisas quantitativas identificam a opinião de determinado público alvo em relação a diversos problemas de pesquisa, sempre demonstrando a proporção de quantas pessoas pensam de determinada maneira em relação ao universo pesquisado. Para tal, poderá ser utilizado uma amostragem ou censo.

Pesquisas de satisfação ou mesmo para prospecção de demanda podem se utilizar desta metodologia através de questionários estruturados.

Qualitativas: esta metodologia, visa perceber como determinado segmento de mercado pensa, extraindo sua opinião e julgamentos de forma estratégica. Pesquisas por observação, grupo de foco ou entrevistas em profundidade, são exemplos desta classe de pesquisas. Portanto, são usadas para lançamento de novos produtos, percepção de viabilidade cultural, entre outros problemas de pesquisa.

Performance em Processos

Para que as empresas possam focar suas energias em seu negócio, existe a necessidade de ter processos bem definidos, enxutos e eficientes, tendo uma visão clara de sua volumetria e abrangência. Para otimizar tudo isto, a França & França propõe algumas ações:

Mapeamento de processos: trata-se de um inventário sobre os processos buscando identificar as atividades desenvolvidas por cada integrante da área, suas dependências e seus objetivos representados por um fluxograma inicial. O objetivo deste item é indicar de maneira sequencial as atividades desenvolvidas dentro de um processo.

Melhoria de processos: baseado no que foi detectado no "mapeamento de processos" torna-se possível indicar atividades a serem otimizadas, suprimidas ou incluídas a fim de garantir a entrega com qualidade e agilidade.

Descrição de procedimentos: o objetivo é a descrição detalhada de todas as atividades contidas em um processo. Sendo assim, a execução das atividades será a mesma independente do operador, promovendo a padronização com aumento da previsão de possíveis variáveis. Além da qualidade, a sistematização dos processos permitirá um melhor treinamento da equipe. Neste contexto, será possível determinar:

Quais os sistemas envolvidos;
Qual é a missão do processo;
Quais as entradas e saídas;
Quais os fatores críticos de sucesso;
Quais dependências e relacionamentos com outros processos;
Fluxograma do processo;
Descrição do procedimento.

Após a identificação dos itens acima, o processo é descrito e as responsabilidades são atribuídas, um Acordo de Nível de Serviço (SLA - Service Level Agreement) e um Indicador-chave de Desempenho (KPI - Key Performance Indicator) podem ser definidos.

Proposta de KPI e SLA: O KPI vai identificar detalhes da execução da atividade, como sua criticidade e complexidade, tempo médio, volume mensal e pessoas envolvidas. O Acordo de Nível de Serviço (SLA) deve conter as especificações do serviço considerando o mínimo que se pode atingir para aquela atividade, prevendo questões sobre o serviço a ser prestado, prazos, qualidade esperada, planos de contingência, etc.

A proposta para KPI e SLA fornecerá os itens mais relevantes e como medir a operação. Treinamento de funcionários e gestores: para proporcionar uma otimização dos resultados dos processos, os operadores das diversas atividades precisarão receber a capacitação adequada, envolvendo a dimensão técnica e sistêmica.