6 Motivos para contratar o serviço de cobrança terceirizada

Em um ambiente repleto de desafios, os gestores precisam encontrar opções que permitam às empresas permanecerem saudáveis e competitivas no mercado. Possuir uma gestão financeira adequada pode representar um diferencial estratégico neste cenário. Por esta razão, contratar o serviço de cobrança terceirizada pode trazer benefícios para a empresa além do pagamento da dívida em si.

Entretanto, é comum que as empresas, principalmente as menores, tenham a preferência de resolver esta situação sozinhas, e a alta inadimplência acaba virando um grande problema no setor financeiro.

Além disso, normalmente se faz necessário contar com mais de uma pessoa para cuidar de todas as cobranças, obrigando a empresa a montar uma equipe apenas para lidar com estas situações. Este cenário acaba se tornando caro e ineficiente, já que é necessário conhecimento para realizar uma abordagem correta, além de sensibilidade, capacitação técnica, empatia e muito foco nos resultados buscados.

Aqui trouxemos seis motivos para contratar o serviço de cobrança terceirizada e tirar de vez este peso da sua empresa. Confira:

1. Especialistas em todas as etapas do processo

Assim como em toda atividade, realizar a cobrança de clientes inadimplentes exige planejamento, estratégia e uma boa gestão para sua execução. Além disso, fazer a negociação exige habilidades especiais, equilíbrio emocional, conhecimento das leis e técnicas, além de muito treinamento especializado.

Com a contratação de um serviço de cobrança terceirizada, você poderá contar com especialistas em cada etapa do processo, permitindo que a recuperação dos créditos seja feita com agilidade, conhecimento e tenha maior rapidez nos resultados.

2. Preservação do relacionamento com os clientes

Dentre os inúmeros motivos para realizar a contratação de um serviço de cobrança terceirizada, este é um dos principais. É ideal que os funcionários criem bons vínculos com os clientes, contribuindo com a fidelização dos mesmos. Contudo, caso seja alguém da sua equipe quem contata os clientes quando há inadimplência, este bom relacionamento pode ficar abalado.

Com a impessoalidade dos profissionais da cobrança terceirizada, é possível cobrar os clientes sem perdê-los. Gerando assim a preservação do relacionamento e a manutenção da cartela de clientes, já que a empresa evita o desgaste e o cliente não se sentirá tão acuado em relação à situação.

3. Controle sobre os pagamentos pendentes

Ao se tratar de clientes inadimplentes em abundância, fazer o gerenciamento e cuidar do fluxo de pagamentos se torna um processo complexo e exige um controle minucioso. Afinal, este serviço é essencial para manter a saúde financeira da empresa.

Com a cobrança terceirizada, é possível manter este controle de maneira eficaz e prática por meio do acompanhamento dos relatórios fornecidos pela empresa especializada.

4. Segurança jurídica

Quando o processo de cobrança é feito internamente por profissionais não capacitados, corre-se o risco de a empresa levar uma ação contrária por parte do cliente, com pedido de reparação por danos morais, por exemplo.

Com a cobrança terceirizada, você conta com profissionais que possuem conhecimento dos limites legais impostos pela legislação, dentre elas o Código de Defesa do Consumidor. Além disso, acordos bem feitos e resultantes de negociações bem conduzidas e documentadas resultam em mais chances de sucesso dos recebimentos.

5. Opções de cobrança

Quando se trata do pagamento de dívidas, é comum que haja juros e taxas no valor final, fazendo com que a quantia fique mais alta para a quitação. Com a cobrança terceirizada, é possível contar com dois fatores que normalmente são decisivos para o sucesso do recebimento: a negociação especializada e ferramentas que permitem a flexibilização de pagamentos. Além disso, a empresa especializada consegue realizar abordagens por SMS, e-mail, chats de redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp.

6. Economia de tempo e recursos

Realizar o processo de cobrança internamente custa tempo e dinheiro. Até pela própria contratação destes funcionários, além da realização de treinamentos, compra de equipamentos, aumento dos custos operacionais, entre outras necessidades que irão aumentar o custo mensal da empresa.

Mas quando se opta pela cobrança terceirizada, além de tornar o processo muito mais profissional e eficaz, também há a redução dos gastos da empresa e o aumento das chances de sucesso dos recebimentos.

Com uma empresa especializada, você direcionará o trabalho para profissionais qualificados que buscam constantemente atualizações na área, com capacidade de trabalhar com o cliente inadimplente de modo profissional e personalizado. Além disso, sua empresa adquire uma vantagem competitiva e preserva o relacionamento com os clientes.

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