O período de fim de ano geralmente é eleito por devedores como o melhor momento para negociar dívidas pendentes. Muito disso tem a ver com aquele sentimento global de começar um novo ano do zero, quitando pendências, acertando as contas e deixando a casa em ordem, mesmo que o planejamento nem sempre corresponda à realidade.
Para quem está devendo, esta pode ser uma boa ocasião, de fato. Já para as empresas que esperam receber os pagamentos, isentar a cobrança de juros e multas ou mesmo conceder outros descontos sobre o valor total da dívida, pode representar grandes perdas. Logo, para que o negócio não tenha que recorrer a medidas pouco benéficas para reaver valores a que tem direito, é essencial tomar as rédeas das situações de inadimplência e negociar dívidas nos seus próprios termos. Ou seja, a melhor época para a cobrança é a própria empresa que define!
Ações que podem evitar perdas na hora de negociar dívidas
A necessidade de manter os recebimentos em dia acontece o ano todo, por isso concentrar as cobranças de inadimplentes em um só período traz riscos, além de sobrecarregar a equipe responsável por essa atividade. Por isso, é importante tratar do assunto com planejamento e estratégia, incluindo etapas de negociação mesmo logo após a venda.
Algumas ações ajudam na estruturação desse processo, como:
1. Tomar a iniciativa da cobrança
O ideal é que a empresa faça contato ativamente e dialogue com clientes inadimplentes para se colocar à frente ao negociar dívidas. É recomendável que a abordagem aconteça assim que for identificada a inadimplência, reduzindo possíveis resistências do devedor.
2. Organizar equipe e estrutura para negociação
A equipe responsável por negociar dívidas deve ter experiência na função, saber utilizar as técnicas adequadas e tratar cada caso com empatia, assim é possível evitar improvisos que possam impactar nos resultados.
3. Acompanhar a situação do cliente
Na verdade, a melhor época para a empresa negociar dívidas é antes mesmo do débito tornar-se uma inadimplência. Ou seja, ao monitorar a situação dos pagamentos do cliente desde o momento da venda, é possível identificar indícios daquilo que pode vir a ser uma dívida. A iniciativa tomada neste momento pode ter mais eficácia do que posteriormente quando o pagamento é tratado como um problema.
A cobrança terceirizada pode ajudar na negociação
A inadimplência tem suas oscilações ao longo do ano, por isso pode ser comum que a equipe designada para negociar dívidas dentro das próprias empresas tenha períodos de grande demanda e outros de ociosidade. Além disso, existe a questão da imparcialidade necessária à postura de quem conduz a negociação, algo que os próprios colaboradores nem sempre conseguem garantir no processo, até porque sentem efetivamente as sequelas das dívidas no seu setor e na empresa como um todo.
Um recurso recomendado e bastante eficiente para evitar os problemas acima é a contratação de um serviço de cobrança terceirizada, como o que oferecemos aqui na França & França. Nossa solução de Cobrança Administrativa envolve uma equipe capacitada, organizada e experiente, além de procedimentos como: gravação das ligações realizadas e recebidas, interação através de WhatsApp e Telegram quando necessário, agendamento de retorno automático para clientes, entre outros!
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