Como a régua de cobrança pode ser útil em inadimplências

Quando um dos maiores desafios no mercado é a inadimplência, as instituições buscam ferramentas e estratégias que reduzam os riscos financeiros para seus negócios, como o uso da régua de cobrança, por exemplo.

Com índices cada vez mais altos, a inadimplência segue sendo um dos grandes problemas enfrentados por empresas de todos os segmentos e portes. Por isso, definir uma régua de cobrança pode ser eficiente para mitigar os impactos negativos sobre o fluxo de caixa do negócio.

A régua de cobrança estabelece um roteiro com etapas claras e objetivas, a fim de determinar o perfil do devedor, quais são suas dívidas reais e como abordá-lo da maneira mais produtiva.

Criando uma régua de cobrança

Para criar uma régua de cobrança que de fato auxilie nos processos de recuperação de crédito, é preciso compreender de maneira mais ampla a situação de inadimplência, separando-as por: qual o tipo de produto ou serviço vendido envolvido e qual é o porte do cliente devedor, por exemplo. Segmentar os inadimplentes ajuda a criar grupos com características semelhantes e traçar ações para cada núcleo.

Além disso, outra definição essencial refere-se a quais canais utilizar (aplicativo de mensagens, telefone, e-mail), ferramentas (softwares), prazos e abordagens mais eficazes para cada perfil, nunca descuidando da questão ética e legal da negociação.

A criação de uma boa régua de cobrança compreende as seguintes etapas:

1. Cuidado pré-inadimplência | Prevenção

Antes mesmo que aconteça, é importante instituir uma campanha interna que eduque, informe e facilite o pagamento a clientes. Por exemplo: o envio de lembretes de vencimento de faturas, oferecer mais flexibilidade nos prazos e formas de pagamento, propor descontos ou vantagens para bons pagadores, entre outras iniciativas.

2. Sinal vermelho | Alerta

Assim que os atrasos nos pagamentos acontecem, é crucial avisar os inadimplentes não somente da dívida, mas também das consequências que podem ser impostas, como multas e demais sanções. É recomendável que neste momento sejam utilizados canais mais próximos e abordagens cordiais, afinal, dependendo do motivo do atraso, ainda é possível negociar eventuais valores.

3. Conciliando interesses das partes | Negociação

Quando o não pagamento persiste, a conciliação amigável entre as partes deve entrar em cena, de modo um pouco mais direto e incisivo, buscando as melhores condições para a quitação das dívidas. Neste momento, ao invés de mensagens, pode ser indicado realizar ligações mais pessoais, oferecendo propostas de parcelamento, acordo ou renegociação dos valores em aberto.

4. Envolvimento de terceiros | Judicialização

Ao não se obter o pagamento desejado nas etapas anteriores, acionar judicialmente os devedores passa a ser a alternativa mais aconselhável. São enviadas notificações extrajudiciais ou judiciais aos inadimplentes, podendo, inclusive, ser o momento de ingressar com ações de cobrança ou execução na justiça, dependendo do caso, inclusive solicitando medidas mais drásticas como a penhora de bens dos devedores. Para compreender se sua régua de cobrança está sendo eficiente, é preciso acompanhar os resultados, avaliando o retorno sobre o investimento de cada etapa, identificando brechas que podem ser melhoradas, reforçando pontos fortes e, por fim, corrigindo o que for necessário.

Como otimizar os resultados com a régua de cobrança

Agora que sua régua de cobrança foi criada, como é possível utilizá-la da melhor maneira para aumentar as chances de recuperação de crédito?

As abordagens mais personalizadas e direcionadas, sem dúvida, garantem um resultado melhor. Isto pode ser atingido principalmente através de um cadastro rico e assertivo, aprimorando os registros dos clientes e mantendo sempre atualizadas as suas informações de contato.

Alguns dos dados fundamentais para o bom funcionamento de uma régua de cobrança são: todos os números de telefones (fixo e móveis), nome correto, responsável pela negociação e demais atividades financeiras, endereço, e-mail, status na Receita Federal, certidões importantes, entre outros dados demográficos e socioeconômicos.

Um cadastro enriquecido proporciona uma comunicação assertiva, ampliando a eficácia da régua de cobrança com índices mais altos de contato bem-sucedido e menos custos por tentativas frustradas.

Na França & França, nosso serviço de Cobrança Administrativa é baseado em organização, treinamento, foco na qualidade e na fidelização do cliente. Fale conosco e saiba como nosso custo-benefício pode ser a solução que sua empresa tanto precisa!

Leia mais: Como a cobrança indevida pode prejudicar seu negócio.