Como ter uma política de crédito eficaz

A política de crédito pode ser facilmente entendida como o estabelecimento e cumprimento de determinados critérios e condições para aprovar ou rejeitar uma concessão de crédito a terceiros.

Geralmente, esses dados servem para identificar o perfil de cliente que a empresa deseja atender, reduzindo riscos de inadimplência e aumentando o fluxo de caixa com mais segurança.

É essencial que tanto o setor comercial quanto o de cobrança saibam alinhar a política de crédito entre si, não apenas para que o índice de devedores diminua, mas também para que as informações contidas em relatórios sejam confiáveis, transmitindo às equipes o que é aceitável para o negócio e os riscos que devem ser eliminados.

O score de crédito é uma das partes fundamentais na política de crédito, pois sua análise prévia identifica facilmente se o cliente em questão respeita todos os requisitos básicos necessários. É importante ressaltar que nem toda operação de venda faz sentido para o negócio, pois pode expor o equilíbrio financeiro a perigos ou prejuízos dispensáveis.

Tais etapas de alinhamento da equipe e do cálculo do score precisam ser definidas e implantadas de maneira transparente e descomplicada, para que a política de crédito otimize a concessão. A organização dessas etapas é essencial para que o processo flua, fazendo análises a cada três meses, no mínimo, a fim de compreender se o índice de inadimplência permanece aceitável ou não.

Para os casos de clientes não pagantes, a França & França atua diretamente com a cobrança administrativa destas dívidas, de uma maneira responsável e organizada, focando na retenção de clientes, na flexibilização da negociação e na qualidade dos relacionamentos.

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