Qualquer empresário sabe da importância da recuperação de crédito para o seu negócio e ainda mais sobre como uma cobrança eficiente pode impactar diretamente a saúde financeira da empresa.
Além de saber manter uma boa relação com o cliente mesmo diante de inadimplências, não permitir que este problema afete profundamente seu caixa e seus compromissos financeiros é um desafio delicado, porém possível de ser alcançado.
Continue lendo e saiba como uma cobrança eficiente pode ser definitiva para seus bons resultados. E ainda: veja algumas dicas de como melhorar este seu processo!
Uma cobrança eficiente ajuda o seu negócio a prosperar
Alguns dos maiores benefícios da cobrança eficiente incluem:
– Manter o controle financeiro
Um fluxo de caixa equilibrado garante uma boa saúde financeira à empresa. É fundamental entender todos os valores que precisam entrar e sair, por isso, o controle de recebimento dos pagamentos de clientes devedores é essencial para que as contas básicas de sustentação do negócio não sejam comprometidas.
– Ter uma visão de negócio mais precisa
Projetar os resultados em determinado prazo auxilia a ter uma visão estratégica do negócio, possibilitando previsões mais exatas de ganhos e despesas, evitando endividamentos. Neste sentido, a cobrança eficiente de inadimplências ajuda na tomada de decisões de investimentos e outras oportunidades de mercado.
– Construir relações comerciais mais próximas e duradouras Quando o processo de cobrança é feito de forma adequada e produtiva, ambos os lados saem ganhando. Por mais que o foco seja econômico, o relacionamento com o cliente deve ser levado em consideração, adaptando abordagens, flexibilizando prazos e negociações, sem gerar constrangimentos, porém estabelecendo limites.
Dicas para uma cobrança eficiente
Uma das maiores dificuldades do setor de cobranças pode ser chegar à uma fórmula adequada de atendimento, tendo em vista que cada inadimplente possui um perfil, um motivo de endividamento, um histórico com a empresa, entre outros diversos fatores.
Acompanhe algumas estratégias que podem fazer a diferença no seu negócio para uma cobrança eficiente:
1. Ao cobrar um cliente, tenha todas as informações importantes desejáveis em mãos, abordando-o de maneira educada;
2. A abordagem mais impessoal pode ajudar a estabelecer um vínculo com mais humanidade, proximidade e compreensão;
3. Procure saber o real motivo do endividamento do cliente, se é algo pontual, uma crise prolongada ou passageira e se é possível que aconteça novamente;
4. Seja o mais flexível possível com a negociação de pagamentos, estabelecendo claramente os limites, datas e valores para sua efetuação;
5. Cada cliente possui um perfil, portanto, para uma cobrança eficiente, determine os canais mais adequados para sua comunicação, como e-mail, telefone, aplicativo de mensagens ou outros.
6. Quando o processo de cobrança interno da sua empresa não estiver sendo suficientemente produtivo, contrate a terceirização deste serviço através de uma empresa profissional, que tenha uma estrutura tecnológica e de equipe adequadas para alcançar melhores resultados, como a França & França.
A solução em Cobrança Administrativa da França & França há anos é a opção feita por dezenas de empresas no mercado, o que comprova sua eficiência e consolidação. Oferecemos os cuidados necessários com clientes inadimplentes, mantendo o bom relacionamento através das melhores práticas.
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