Todos os setores de uma empresa devem sempre estar em comunicação. Entretanto, é comum encontrar problemas e inconsistências na comunicação e nos processos em geral que podem acabar afetando o resultado que foi inicialmente esperado. Quando este cenário acontece, é colocado em prática a operação BackOffice.
Esta operação visa garantir a qualidade do trabalho ao cliente, solucionando problemas de forma imediata.
O que é o BackOffice?
Em tradução livre do inglês, o BackOffice significa retaguarda. Ou seja, este processo exerce suporte para todas as áreas da empresa, garantindo que os processos aconteçam da melhor forma possível, evitando prejuízos e aumentando a produtividade.
Quando falamos de e-commerce, este processo ganha ainda mais importância, já que ele permite maior controle sobre as operações da empresa até o produto chegar ao cliente, além de promover os acertos necessários para melhorar cada vez mais a gestão.
Qual a importância para as empresas?
O trabalho do BackOffice influenciará diretamente no resultado da empresa, tornando-a mais produtiva e competitiva. Quando uma empresa possui rotinas padronizadas e bem estabelecidas, fica mais simples perceber quando alguma etapa foge do ritmo esperado.
Assim, o BackOffice atua como um controle de qualidade, identificando os erros antes deles tomarem proporções maiores, e, muitas vezes, resolvendo o problema antes que ele aconteça. Esta resolução é possibilitada pelas análises geradas a partir de dados, que podem ser coletados por meio de sistemas de gestão e ferramentas tecnológicas.
O BackOffice pode ser aplicado em diversos segmentos e cada um deles possuem vantagens exclusivas. Veja alguns exemplos:
E-commerce: A partir do momento que um consumidor escolhe um produto, dá-se início a uma série de processos para começar o fluxo dentro da empresa. Por exemplo, se o item estiver esgotado, será possível realizar a identificação de sua falta antes mesmo do cliente conseguir finalizar a compra, evitando que haja cancelamento e devolução além da insatisfação do comprador.
Indústria: A automação que o BackOffice proporciona atua diretamente nos equipamentos e máquinas. Além disso, ele também proporciona uma gestão escalável que atende as mais diversas necessidades operacionais de uma fábrica.
Varejo: O BackOffice organiza as demandas dos colaboradores que lidam com os clientes, solucionando problemas de faturamento e cobrança e atuando diretamente com todo suporte administrativo que a área comercial necessita.
Possua um BackOffice eficiente
É inegável dizer que garantir os melhores resultados já é uma vantagem indispensável, mas possuir um BackOffice eficiente traz outras vantagens para as empresas que decidem investir nesta área.
A utilização de métricas confiáveis e eficazes para a mensuração de resultados é um ganho importante para o negócio, já que passa a dispor de informações reais. Além disso, o trabalho constante do BackOffice também possibilita o acesso a informações em tempo real, evitando prejuízos, promovendo mais vendas e otimizando o tempo para a tomada de decisões.
Outro ponto importante, é que a integração dos sistemas torna a empresa única, oferecendo aos gestores informações preciosas e uma melhoria de todos os processos.
A França & França disponibiliza soluções em BackOffice em processos operacionais administrativos. A atividade consiste na realização de todas as demandas operacionais de uma área financeira, de acordo com a necessidade de cada cliente.
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