Os brasileiros estão acostumados a contarem com os boletos, um dos meios de pagamento mais populares no país. Criado pelo Banco Central há mais de 60 anos e aperfeiçoado há pelo menos 31 anos com a compensação eletrônica, podemos ver que o boleto bancário possui um longo passado, porém, seu futuro pode ser uma incógnita.
Como funcionam os boletos?
Os boletos ainda fazem parte ativa da rotina de pagamentos de grande parte da população, mas muitas pessoas não sabem como ele funciona em detalhes.
Após o pagamento do boleto pelo indivíduo, se dá início ao processo de compensação bancária, ou seja, o período no qual o dinheiro leva para cair na conta da instituição recebedora. O prazo de compensação existe para que o banco analise dados e valores que, uma vez aprovados, são confirmados, “dando baixa” no documento e no pagamento. Este processamento geralmente é finalizado até às 01h da manhã do dia útil seguinte ao pagamento, por isso, muitos estabelecimentos dão o prazo de 48 a 72 horas para quitar a respectiva conta.
Recentemente, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estabeleceu um novo fluxo para o pagamento de boletos, seguindo os moldes do atual formato, porém com uma nova janela de troca de arquivos. Boletos pagos até às 13h30 em dias úteis são compensados no mesmo dia, às 16h30. Já aqueles pagos após o horário limite de 13h30 serão liquidados em um dia útil (D+1).
Quem seria o substituto dos boletos?
Mesmo diante dessa “inovação”, os boletos podem estar com os dias contados, pois soluções mais ágeis e práticas já são realidade, como o Pix, um produto do Banco Central. A instituição também já estabeleceu uma data para que a modalidade Pix Automático passe a funcionar: 28 de outubro de 2024. O Pix Automático será uma forma de pagamento recorrente, que abrangerá desde a contratação até o efetivo pagamento das parcelas que forem negociadas entre uma pessoa física e uma empresa, incluindo, inicialmente, o débito automático.
Por ora, o pagamento de boletos via Pix segue sendo uma opção que integra os benefícios de ambos, como:
– Compensação imediata, significando mais velocidade nas transações comerciais e de cobrança;
– Pagamento em qualquer dia e horário, inclusive finais de semana e feriados;
– Geração fácil de QR code dinâmico;
– Possibilidade de programar detalhes da cobrança como, juros, multa ou descontos;
– Muito mais seguro, reduzindo consideravelmente o risco de fraudes.
A França & França oferece aos seus clientes a opção de pagamentos por boleto Pix, agilizando recebimentos e processos. Nós nos adaptamos às realidades do mercado, desenvolvendo soluções personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente, abrangendo desde cobranças administrativas a gestão de contratos e mapeamento de processos. Fale conosco e saiba como podemos ajudar seu negócio a ter uma saúde financeira muito mais equilibrada.