Para saber com precisão como andam os seus negócios, os indicadores financeiros são ferramentas essenciais, pois avaliam o desempenho da organização, levando em consideração critérios específicos, determinando se a saúde financeira está em equilíbrio ou não. Alcançar bons resultados em seus indicadores financeiros significa que o rumo da sua empresa segue na direção certa, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas e na melhoria constante de processos e objetivos.
A importância de indicadores financeiros
Os indicadores financeiros se baseiam em cálculos e métricas, proporcionando dados minuciosos que espelham múltiplos aspectos da gestão financeira, auxiliando na estratégia da organização, seja para reforçar pontos positivos, investir em fatores que merecem atenção ou redesenhar processos que não estejam atingindo suas metas.
Isso é fundamental para compreender o faturamento da empresa, avaliar custos envolvidos, ter uma visão melhor do retorno dos investimentos realizados e analisar impactos gerais que afetam o gerenciamento da instituição. Com tais informações em mãos, é possível entender de maneira mais exata como está sendo o desempenho das finanças.
Os gestores frequentemente se baseiam em indicadores financeiros para tomar melhores decisões, com relatórios ricos em dados, avaliando a necessidade de ajustar estratégias e perceber novas oportunidades de mudanças e até mesmo de crescimento.
Mais do que tudo, os indicadores financeiros demonstram o quanto a empresa tem seguido seu planejamento, atingindo ou não suas metas, e o quanto suas ações de curto, médio e longo prazo têm sido eficazes ou ineficazes para alcançar resultados esperados. Além disso, podem ser amplamente utilizados para analisar possibilidades de expansão, desenvolvimento de novas frentes de negócios e de redução de despesas. Estar ciente se sua empresa está indo bem ou mal em seus indicadores é essencial para agir antes que grandes prejuízos possam acontecer.
Acompanhe abaixo quais são os principais indicadores financeiros:
1. Custos fixos e variáveis
Diferentemente de despesas, os custos são aqueles que são indispensáveis para o funcionamento de uma empresa, podendo ser fixos ou variáveis. Os fixos permanecem constantes a cada mês, enquanto os variáveis são aqueles que aumentam ou diminuem proporcionalmente ao número de mercadorias produzidas ou vendidas, pois estão associados à compra de matéria-prima, por exemplo.
2. Retorno sobre investimento (ROI)
Este indicador financeiro é uma métrica que mensura a rentabilidade de um investimento ao longo de um determinado período, avaliando o quanto um certo investimento atingiu seu propósito. Isso pode ser medido em diversos setores, como no administrativo, marketing ou ao analisar seus ativos financeiros. O ROI é um grande aliado para identificar ajustes necessários na estratégia financeira da empresa.
3. EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization)
Sigla em inglês que, traduzida para o português, significa lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. A margem EBITDA indica a capacidade de um negócio de gerar lucros, excluindo custos, impostos e depreciação de ativos. Portanto, esse indicador, quando elevado, mostra uma eficiência maior da empresa em termos de lucratividade, beneficiando acionistas e sócios. Este é um parâmetro essencial para ter uma visão quanto à rentabilidade e ao nível de endividamento da organização.
4. Ponto de equilíbrio
Dentre os indicadores financeiros, este é aquele que determina o volume mínimo necessário de receita para que o negócio consiga cobrir seus custos fixos e variáveis, sem prejuízos, mostrando o ponto ideal em que as receitas igualam os custos, resultando em lucro zero, ou seja, o equilíbrio. Quanto mais rápida uma empresa é em atingir esse ponto, antes ela começa a lucrar. Isso é importante para definir metas de vendas, por exemplo, auxiliando também a analisar a viabilidade econômica de novos projetos.
5. Ticket médio
O ticket médio mede o valor médio gasto por um cliente em um período específico, sendo que, quanto maior for o indicador, melhor, indicando que os clientes gastam mais em cada compra. Esse tipo de visão permite compreender o comportamento de compra do público-alvo, proporcionando oportunidades para ajustar ofertas e atender às preferências dos clientes. Campanhas promocionais de marketing podem ter um melhor direcionamento, focando em aumentar o ticket médio e ampliando os resultados.
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