Quando pensamos no uso da inteligência artificial, logo vem à nossa mente ações de marketing e vendas, no entanto, este tipo de tecnologia também vem sendo difundida na área de recuperação de crédito e relacionamento com o cliente.
Através da ferramenta, é possível aprimorar processos, agilizar atividades e agregar diferentes abordagens à rotina de cobrança. Ao longo deste artigo, você saberá de que forma é possível incluir a inteligência artificial na recuperação de crédito dos clientes e quais são os passos básicos para implantá-la de maneira efetiva. Acompanhe abaixo.
Formas de implantar a inteligência artificial na recuperação de crédito
A inteligência artificial, também conhecida pela sigla I.A., pode ser incluída em processos que abranjam diversos momentos do relacionamento com o cliente, desde a prospecção até a recuperação de crédito.
Neste último caso, a ferramenta pode ser muito útil para garantir mais agilidade e criatividade em diferentes etapas da rotina, como:
1. Elaboração de scripts
A inteligência artificial pode auxiliar na personalização de scripts, adaptando linguagem e conteúdo para cada tipo de canal, cliente e suas necessidades. Assim, as interações tornam-se mais eficientes, registrando condições e até mesmo sentimentos do cliente em relação à negociação, melhorando a proposta de acordo com cada perfil.
Neste caso, é preciso realizar testes de checagem de abordagens nos diferentes meios de comunicação, como mensagens de WhatsApp, boletos e os próprios operadores de cobrança, a fim de averiguar se o tipo de comunicação é de fato qualificada para a recuperação de crédito.
2. Integração com chatbots de atendimento
Certas tecnologias como chatbots, que realizam o atendimento automatizado dos clientes, também podem ser integrados com a inteligência artificial através de API. Isso significa que os dois sistemas podem conectar-se, compartilhando seus atributos. Com isso, as mensagens e a interação com os devedores podem ser melhoradas, aperfeiçoando-as a níveis muito superiores de personalização.
3. Desenvolvimento de análise de dados
Um dos recursos mais interessantes da inteligência artificial para recuperação de crédito é a análise de dados. A ferramenta identifica e relata tendências ou estatísticas de um determinado cenário de maneira simplificada. É possível integrar planilhas de Excel à I.A., possibilitando um registro mais completo de score de cobrança, bem como números de conversão e uma visão aprimorada da situação de cada cliente.
A recuperação de crédito com IA pode facilitar a rotina de cobrança
Para ser capaz de gerar todas essas informações através da I.A., é preciso possuir dados altamente atualizados dos status dos devedores, caso contrário, as informações obtidas não terão a acurácia necessária para atingi-los com toda a eficiência esperada.
Outro importante quesito para utilizar a inteligência artificial no processo de recuperação de crédito é que se tenha a cabeça aberta, ou seja, uma visão imparcial, flexível e paciente, pois é fundamental que as estratégias sejam ajustadas de acordo com cada cenário e perfil de cliente.
Incluir ferramentas modernas e ágeis ajudam a refinar o trabalho de recuperação de crédito baseando-se em dados e em visões diferenciadas. Independentemente do uso ou não da inteligência artificial nas operações de cobrança, o sucesso depende da compreensão das motivações do cliente e o que pode levar ele a agir de forma positiva diante das abordagens de recuperação de crédito.
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