Veja como é possível realizar cobrança pelo WhatsApp dentro da lei

Você sabia que realizar o processo de cobrança pelo WhatsApp pode otimizar seus resultados frente a inadimplências? Isto porque, não somente a ferramenta é amplamente popular no Brasil, mas também porque permite interações mais ágeis e próximas.

A versão Business do aplicativo de mensagens permite que a cobrança pelo WhatsApp se torne mais profissional, além de baratear custos e atingir os clientes com mais assertividade.

Mas é preciso verificar o aspecto legal da cobrança feita através de aplicativos de mensagens, visto que pode ser considerada uma intromissão da intimidade do devedor. Continue lendo para saber como é possível usufruir de todos os benefícios dessa ferramenta dentro da legalidade

Vantagens da cobrança pelo WhatsApp

Atualmente, o WhatsApp possui mais de 130 milhões de usuários só no Brasil, segundo a Meta, famosa empresa global de comunicação que detém a marca. Tamanha popularidade, por si só, já contaria como argumento suficiente para convencer as empresas de que seu uso pode ser bem aproveitado.

Além disso, outros benefícios da ferramenta também contam na hora de adaptá-la para o uso profissional de cobrança, como:

– Baixo custo: além de ser um aplicativo gratuito para baixar e utilizar, ainda oferece recursos de ligação, áudio, vídeo e imagens que permitem que a empresa não gaste com este tipo de comunicação.

– Fácil utilização: como uma ferramenta altamente disseminada, operá-la não requer treinamento ou capacitação aprofundada, já que basta apenas um funcionário para utilizá-la, através de abordagens previamente estipuladas e dentro daquilo que preconiza o Código do Consumidor como legal.

– Privacidade e segurança: o WhatsApp acaba sendo um dos aplicativos mais seguros para trocar mensagens em smartphones, pois conta com textos criptografados e opções reforçadas de segurança, permitindo que apenas o remetente e o destinatário leiam o seu conteúdo.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) reconhece a prática de cobrança pelo WhatsApp desde 2013, sendo que seu uso para tal finalidade já vem sendo difundido de maneira abrangente desde então.

Outro instituto, desta vez o de pesquisas Data Folha, aponta que mais de 40% dos usuários brasileiros utilizam o app para trocar mensagens com empresas das quais adquiriram algum produto ou serviço. Portanto, podemos dizer que o WhatsApp permite que as pessoas se sintam mais à vontade para se relacionar e se comunicar.

No entanto, alguns cuidados devem ser mantidos para não extrapolar o uso da ferramenta, por se tratar de uma plataforma mais intimista, tida por muitos como uma rede social.

Como atuar com cobrança pelo WhatsApp legalmente

O Código de Processo Civil protege o consumidor, no sentido de estabelecer regras que deixem claros que tipos de comportamento são considerados cobrança abusiva. Segundo o artigo 71 da Lei Nº 8.078/1990, a cobrança pelo WhatsApp ou qualquer outro meio de comunicação não deve:

“Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.“

Se o conteúdo da abordagem enviada como mensagem pelo aplicativo se enquadrar em uma das situações acima, a empresa poderá ser responsabilizada com sanções e penalidades, como detenção de três meses a um ano e multa.

Se um devedor recebe repetidas ligações e mensagens de texto, pressionando-o de alguma forma a realizar pagamentos devidos, pode alegar danos psicológicos e emocionais ao mover uma ação judicial. Além disso, também pode reclamar da exposição ou interferência em seu trabalho, descanso ou lazer.

Portanto, certifique-se de que o trabalho de cobrança pelo WhatsApp seja transparente e planejada, sem incluir abusos, como:

1. Envio de múltiplas mensagens em um mesmo dia, de maneira insistente, repetitiva e fora do horário comercial;

2. Utilização de textos invasivos que possam ser interpretados como ofensivos pelo cliente;

3. Envio de mensagens para números que não tenham sido fornecidos pelo cliente ou ainda que não sejam de sua propriedade, como telefone de familiares, amigos, funcionários, entre outros;

Manter o cadastro dos clientes sempre atualizado é a maneira mais produtiva de ter maiores chances de um contato assertivo e eficaz.

A França & França desenvolveu um serviço de Cobrança Administrativa que envolve todos os cuidados necessários com os clientes inadimplentes, priorizando um bom relacionamento, as melhores práticas e a potencialização de resultados. Fale conosco e entenda mais sobre como podemos ajudar você com sua recuperação de crédito!

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